
Projeto (IN)school .
(IN)school – Developing skills for life é um projeto cofinanciado pela Agência Portuguesa Erasmus+ Educação e Formação. O projeto trabalha na prevenção e intervenção contra a marginalização, através da construção de respostas educativas diferenciadas, inovadoras e adequadas, em linha com a filosofia da escola inclusiva.


Contextualização .
Os estudos mostram que os programas psicoeducativos que articulam atividades de estimulação sensorial e cognitivo-emocional são fundamentais para o sucesso educativo das crianças e a sua adaptação à escola.
Estes estudos destacam também o papel essencial da formação de professores especializados neste tipo de programas. As investigações reconhecem a correlação entre o fraco desenvolvimento de certas capacidades sensoriais, cognitivas, sociais e emocionais, com dificuldades de aprendizagem e, em última análise, o insucesso escolar.
Missão .
O projeto (IN)school pretende melhorar o sucesso escolar e a plena inclusão social, centrando-se no desenvolvimento de competências de crianças entre os 5-7 anos de idade
Estas competências, que englobam algumas das funções executivas: memória de trabalho, inibição de resposta e flexibilidade cognitiva, são conhecidas por serem essenciais para aprender a ler, escrever e calcular e muito importantes na vida quotidiana de uma criança.
