Welcome to Evently

Lorem ipsum proin gravida nibh vel veali quetean sollic lorem quis bibendum nibh vel velit.

Evently

Stay Connected & Follow us

Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

Projeto (IN)school

Projeto (IN)school .

(IN)school – Developing skills for life é um projeto cofinanciado pela Agência Portuguesa Erasmus+ Educação e Formação. O projeto trabalha na prevenção e intervenção contra a marginalização, através da construção de respostas educativas diferenciadas, inovadoras e adequadas, em linha com a filosofia da escola inclusiva.

Contextualização .

Os estudos mostram que os programas psicoeducativos que articulam atividades de estimulação sensorial e cognitivo-emocional são fundamentais para o sucesso educativo das crianças e a sua adaptação à escola.

Estes estudos destacam também o papel essencial da formação de professores especializados neste tipo de programas. As investigações reconhecem a correlação entre o fraco desenvolvimento de certas capacidades sensoriais, cognitivas, sociais e emocionais, com dificuldades de aprendizagem e, em última análise, o insucesso escolar.

Missão .

O projeto (IN)school pretende melhorar o sucesso escolar e a plena inclusão social, centrando-se no desenvolvimento de competências de crianças entre os 5-7 anos de idade

Estas competências, que englobam algumas das funções executivas: memória de trabalho, inibição de resposta e flexibilidade cognitiva, são conhecidas por serem essenciais para aprender a ler, escrever e calcular e muito importantes na vida quotidiana de uma criança.

Produtos

Durante 36 meses de trabalho, desenvolveram-se os seguintes produtos:

(IN)profiler

Uma plataforma interativa que permite a avaliação e construção dos perfis cognitivo-emocional, social e comportamental dos estudantes.

(IN)resources

Materiais e recursos didático-pedagógicos para a estimulação do enriquecimento e desenvolvimento sensorial e cognitivo-emocional.

(IN)powering teachers

Uma referência para a formação de professores, baseada nas contribuições da neuropsicologia e da neuroeducação a nível europeu.

Estes recursos estão a ser implementados em Portugal, Itália, Grécia e Eslovénia. Além disso, em Portugal, na Escola de Maximinos (Braga), irá ser criado um centro psicoeducativo, no qual as crianças vão desenvolver competências graças à interação e exploração com múltiplos materiais, realizando várias tarefas adaptadas ao seu desenvolvimento cognitivo-emocional.

Parcerias .

O trabalho é realizado em parceria e reúne diversos parceiros de diferentes áreas científicas e países.